segunda-feira, 7 de abril de 2008

Orgulho em ser TRIpeiro!!


O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 227 790 habitantes, isto em 2006 pois hoje até deve ser menos devido á melhor oferta nos arredores da cidade e aos tempos de crise que o país atravessa. É o centro de uma grande área metropolitana com 1,9 milhões de habitantes, contando com os municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano contínuo. É o centro de um grande aglomerado populacional que se extende do distrito de Braga, ao de Aveiro, passando por todo o distrito do Porto. Este aglomerado (ou área urbana alargada) representa 3.8 milhões de habitantes com uma densidade acima dos 750hab/km2, sendo portanto o maior aglomerado populacional Português, terceiro Ibérico, e nono maior da União Europeia. Representa também um terço da economia de Portugal, e é por isso um motor essencial ao desenvolvimento económico e social do País. O Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal, desde muito cedo (200 ac.) que se designava de Portus, vindo mais tarde o seu nome a tornar-se a capital do Condado Portucalense ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É portanto uma das cidades mais antigas e com um dos nomes mais antigos em todo o mundo. É a cidade Invicta pois nunca foi derrotada nem controlada por outrém, aqui prevaleceram sempre os Lusitanos no tempo romano e todos os Portuenses na época medieval que derrotaram Ingleses, Franceses e Muçulmanos. É a capital de distrito e de uma grande área metropolitana, considerada como uma das melhores para se viver em toda a Europa. Nela se situa, segundo recentes rankings, a melhor Universidade portuguesa e é a nível desportivo e cultural uma das áreas metropolitanas mais bem servidas da Peninsula Ibérica.

O Distrito do Porto é composto por 18 concelhos sendo eles, Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Povoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia!


Mas, afinal qual a história do Porto??
Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale. Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal. Foi dentro dos seus muros que se efectuou o casamento do rei D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre. A cidade orgulha-se de ter sido o berço do infante D. Henrique, o navegador.
Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto— valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»). Alberga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal. Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "Tripas á moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico . Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo. Hoje em dia, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, tendo-se tornado numa das cidades mais visitadas da Europa. Foi capital europeia da cultura em 2001 e acolheu vários jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, nomeadamente o jogo de abertura.



Abertura do Euro 2004 no estádio do dragão.


Agora mais directo: Ser do Porto é ser diferente, é ser humilde e ter aquela pronuncia á puorto apaixonante, é dizer o palavrãozinho entre linhas, é ser hospitaleiro e gostar de agradar os outros de fora, é defender a cidade até ao fim, é ser guerreiro quando preciso, é gostar de francesinhas e tripas á moda do porto, é gostar de passear na baixa ou na Foz, é Adorar e glorificar o S. João, é passar no tunel da ribeira e buzinar, é beber só SB, ou então beber um bom vinho do Porto nas ocasiões especiais, é gostar de ir a Vila Nova de Gaia para apreciar a Cidade do outro lado, é passar para o lado sul e só sentir bem quando voltar a passar qualquer umas das pontes e acima de tudo é ter orgulho na cidade e na mistica portuense!
>Puooooooooortoooooooooooooooooooooo!!

2 comentários:

Anónimo disse...

"A Cidade do Porto é composta por 18 concelhos sendo eles, Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Povoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia!"

MAS O QUE FOI ISTO? OS 18 CONCELHOS FAZEM PARTE DO DISTRITO E NAO DA CIDADE

cumprimentos

Guitos disse...

Obrigado "marcoense" pela chamada de atenção ;) já está devidamente rectificada esta desatenção!

Cheers!!